Momento retrô: Copa Santa Tereza ISS 2006

O Torneio Almeida Rezende ficou parado por cerca de 7 anos. Em 2002 não houve campeonato. A falta de divulgação veio acompanhada do descrédito que a Seleção brasileira de futebol sofria antes da Copa do Mundo de 2002, o que resultou em um desinteresse pelo evento regional. Boa parte da família que organizava a competição não queria manter o evento, o que dificultou outra reunião.

Devido à grande expectativa que cercava a Copa do Mundo de 2006, vários torneios de futebol virtual foram organizados com o intuito de aproveitar o favoritismo do Brasil na Copa e o clima criado na época. Resolve-se, então, ressucitar o Torneio Almeida Rezende como opção de criar uma competição mais saudável e divertida, além do fato de que não havia necessidade de pagar taxa de inscrição. Mas teria que ser um evento melhor organizado, superando os antecessores.

A reformulação

A primeira idéia dos organizadores era de expandir o público e divulgar o torneio em várias instituições que poderiam ter interessados em potencial. O nome não estava apropriado, até porque não havia uma hegemonia de família. Portanto, o Torneio Almeida Rezende passou a ser conhecido como Copa Santa Tereza ISS. A sigla ISS viria do jogo que originou o torneio, International Superstar Soccer.

Na tentativa de causar um impacto diferente, procurar um público que visava diversão sem importar-se com o realismo e criar uma imagem democrática, a organização escolheu o jogo ISS '2000, não saindo da série nem do console que originou tudo, o Nintendo 64. Esta escolha claramente causou controvérsias, tendo em vista que a série Winning Eleven atingiu um nível de realismo e popularidade maior que a série escolhida. No entanto, a opção mostrou-se acertada futuramente por manter uma tradição, cultivar diferentes públicos, reduzir custos e simplesmente por oferecer algo diferente do que era oferecido em outros lugares.

Outra questão que seria resolvida era a dos jogadores editados. Alterar características originais passou a ser considerado uma espécie de "Doping", e foi proibido. Os participantes que conseguiram entrar na CST puderam ter um Nintendo 64 com o jogo em casa para treinar, o que garantiria um bom nível técnico.

Participantes

A CST 2006 possuía 8 vagas divididas em dois grupos com 4 participantes cada. As vagas foram preenchidas por estudantes de várias instituições da seguinte maneira (os nomes dos jogadores que controlaram as seleções não serão divulgados sem prévia autorização):

 Itália: Atual Campeão
 Inglaterra: Estudante UFMG
 Argentina: Estudante Universidade Estácio de Sá de Minas Gerais
 França: Estudante Universidade Estácio de Sá de Minas Gerais
 Holanda: Estudante PUC-MG e morador do bairro Santa Tereza
 Brasil: Estudante PUC-MG e morador do bairro Santa Tereza
 Marrocos: Estudante PUC-MG e morador do bairro Santa Tereza
 Alemanha: Estudante Ensino Médio-CSA

No dia da CST houve um sorteio, com os próprios participantes, para definir os grupos. Ao final do sorteio, os grupos ficaram assim:

Grupo A: Itália, França, Argentina,  Países Baixos
Grupo B: Alemanha, Marrocos, Inglaterra, Brasil

Jogos - Primeira Fase

Grupo A
Argentina 1 - 5  Holanda
Itália 1 - 0  França (W.O.)
Itália 4 - 1  Argentina
França 0 - 1  Holanda
Argentina 2 - 0  França
Holanda 3 - 2  Itália

Grupo B
Alemanha 3 - 3  Marrocos
Inglaterra 1 - 1  Brasil
Inglaterra 1 - 2  Alemanha
Brasil 0 - 6  Marrocos
Alemanha 1 - 1  Brasil
Marrocos 3 - 4  Inglaterra

Resultado final dos grupos:

Grupo A
Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
Holanda
9
3
3
0
0
9
3
6
Itália
6
3
 2*
0
1
  6**
4
2
Argentina
3
3
1
0
2
4
9
-5
França
0
3
0
0
 3*
0
  3**
-3
P Pontos; J Jogos; V Vitórias; E Empates; D Derrotas; GF Gols a Favor; GC Gols Contra; SG Saldo
* Jogo ganho pela Itália por W.O.
** O gol da partida ganha por W.O. não é creditado. Em caso de empate na tabela, a equipe que tivesse a derrota por W.O. estaria em desvantagem.

Grupo B
Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
Alemanha
5
3
1
2
0
6
5
1
Marrocos
4
3
1
1
1
12
7
5
Inglaterra
4
3
1
1
1
6
6
0
Brasil
2
3
0
2
1
2
8
-6
P Pontos; J Jogos; V Vitórias; E Empates; D Derrotas; GF Gols a Favor; GC Gols Contra; SG Saldo

Semifinais '06
Alemanha 4 - 3  Itália
Holanda  4 - 1  Marrocos

Final de '06
Segundo aqueles que assistiram todas as edições, foi a final mais emocionante. O gol da vitória da Holanda saiu no último lance, depois de um chutão que o zagueiro holandês deu de cima da linha para evitar um gol da Alemanha. Não houve disputa de 3º lugar.

2 de Julho de 2006, 21:00 
Estádio de Milão
Árbitro: Carlos (Brasil)

Holanda  2 - 1  Alemanha

Vencedor da Copa Santa Tereza ISS 2006
HOLANDA
1º Título

0 comentários: