Regulamento da Copa Santa Tereza 2010

Depois de um tempo sem novidades no blog, segue abaixo o regulamento. Apesar de ser este o que provavelmente será utilizado, ainda está aberto para discussões e sugestões (deixe-os no campo de comentários). Há alguns exemplos de possíveis situações que são citadas durante o texto.


1. Custo de participação

O custo da Copa Santa Tereza será parcialmente dividido entre os participantes e convidados para que seja oferecido conforto aos mesmos. O dinheiro será gasto com infraestrutura (copos descartáveis, cadeiras, placas de aviso, kits de informações para jogadores, tabelas etc), comidas e bebidas para lanches e premiação.

O valor a ser pago é de R$ 15 até o dia 12 de junho de 2010, sábado.

Para realizar o pagamento, procure os organizadores Marcus Vinícius Ferreira ou Rodrigo Horta.

2. Regulamento

    2.1   Definições de configurações

Modo - Exhibition
Duração das partidas -  10 minutos
Câmera - Horizontal Wide
Condições dos jogadores - Excellent
Bola - Classic, Plain ou Terapass
Radar - Visível

Como o modo não registra os dados de artilharia e cartões, serão feitas súmulas para serem preenchidas em cada jogo. Os jogadores que estã disputando uma partida podem se responsabilizar, mas é preferível que não esteja jogando outro tome a iniciativa.

    2.2   Sugestões de comportamento e Fair Play

Para que as partidas transcorram sem nenhum problema, havendo a competição sem perder o espírito de diversão, recomenda-se seguir os conselhos listados abaixo.

- Se quiser customizar a sua equipe quanto à convocação, escalação e definições táticas, entregue as especificações aos organizadores ou as faça em todos os consoles durante a reunião de confraternização (19 de junho, 14h até 15h30) antes do torneio começar para evitar maior espera entre os jogos;
- Não tente editar os jogadores;
- Evite pausar a partida enquanto a bola estiver em jogo. O melhor momento é quando o cronômetro estiver parado. Reincidências de pausar enquanto o adversário estiver articulando alguma jogada ofensiva é plasível de punição se a pessoa lesada assim concordar - podendo ser de 1(um) gol contra ou derrota;
- Não há problema em assistir replays dos lances e gols bonitos ou inusitados. No entanto, recomenda-se abreviá-los para que não haja partidas muito extensas (um jogador pode esperar, em média, 40 minutos para jogar sua próxima partida, dependendo do transcorrer do torneio);
- Evite se distrair durante as partidas. Se ocorrer algum lance que o prejudique, não utilize a justificativa de que não estava prestando atenção;
- Juiz de videogame também erra (vide exemplos 1, 2, 3 e 4). Portanto, não responsabilize o adversário por qualquer erro de uma programação. Reclamar ao se sentir injustiçado é legítimo, porém em nada irá alterar e nem o adversário é o responsável;
- Lembre-se que haverá apenas 1(um) vencedor. Se você for um dos 15(quinze) que não conquistaram o torneio, seja elegante com aquele que conquistou. O mesmo vale para os vencedores: evite provocações que atinja a moral do adversário. Apesar de ser uma competição, é uma oportunidade para se divertir acima de tudo.

Antes de cada partida, sabendo de algum aspecto pessoal que costuma destoar dos demais, é interessante o jogador conversar com o adversários sobre como o jogo pode transcorrer a fim de evitar interpretações diferentes de um possível fato. Ao fim do torneio, cada participante votará em um adversário que considere digno de receber menção honrosa de Fair Play.

    2.3   Critérios de desempate

   
    2.3.1   1ª Fase: grupos

As duas equipes que mais pontuarem em cada grupo passa para a próxima fase. Caso 2 (dois) participantes conquistem o mesmo número de pontos, serão usados os seguintes critérios para desempate (ordem de prioridade):

Maior saldo de gols -> Maior número de gols marcados -> Confronto direto -> Menor número de cartões vermelhos

O participante que conseguir a primeira superioridade será o vencedor. Em caso de igualdade de pontos entre 3 (três) participantes, exclui-se os resultados dos times que possuem a mesma pontuação com a 4ª equipe que não está empatada, verificando apenas o confronto entre elas (vide exemplo 5). Em casa de empate entre os 4 (quatro) participantes do grupo ou persistência de igualdade de critérios em qualquer ocasião, haverá sorteio.

Obs.: o cartão amarelo não será usado pois verificou-se critérios discrepantes de punição entre os árbritos do jogo PES 2010.

        2.3.2   2ª Fase: 1/4 de final, semifinais, disputa de 3° lugar e final

Os jogos da 2ª fase deverão ser configurados para que o desempate ocorra na prorrogação sem gol de ouro. Caso persista o empate, haverá disputa de pênaltis.

3. Premiação

Campeão - Troféu, medalha correspondente ao 1º lugar, camisa da seleção brasileira (réplica oficial);
Vice-campeão - Medalha correspondente ao 2º lugar, joystick USB para computador;
3º lugar - Medalha correspondente ao 3º lugar, caixa de bombons.

Equipe mais divertida (melhor ataque) - Troféu específico;
Fair Play - A definir.


Exemplos

1- O juiz de PES 2010 pode expulsar equivocadamente um atacante derrubado que bloqueie a passagem do goleiro, fazendo-o tropeçar.

2- O juiz (ou assistente) de PES 2010 pode validar um gol em que o jogador se encontrava em posição de impedimento. Da mesma forma, ele pode compensar não marcando um pênalti visível a favor do mesmo jogador.

3- O juiz de PES 2010 pode expulsar um jogador que cometeu uma falta menos agressiva, na interpretação de um participante, do que outra que não causou uma expulsão.

4- O juiz de PES 2010 não marca tiro livre indireto quando o goleiro pega com as mãos uma bola deliberadamente recuada.

5- Exemplo de um grupo com três equipes empatadas:
Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
TIME W
9
3
3
0
0
12
0
+12
TIME X
3
3
1
0
2
3
7
-4
TIME Y
3
3
1
0
2
3
7
-4
TIME Z
3
3
1
0
2
3
7
-4

Os times fictícios X, Y e Z possuem a mesma campanha no grupo sem terem jogadores expulsos, causando um empate técnico. Deve-se observar, então, apenas os resultados entre esta equipes para assinalar aquela que seguirá na competição.

TIME W 3 vs 0 TIME X 
TIME Y 0 vs 2 TIME Z 

TIME W 4 vs 0 TIME Y 
 TIME X 2 vs 1 TIME Z 

  TIME Z 0 vs 5 TIME W 
TIME X 1 vs 3 TIME Y

Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
TIME Z
3
3
1
0
2
3
2
+1
TIME Y
3
3
1
0
2
3
3
0
TIME X
3
3
1
0
2
3
4
-1

3 comentários:

Mol!nsky disse...

Pessoal, eu tentei escrever o mais cedo possível para pedir opiniões aqui e ali. Sendo assim, é visível o número de erros claros resultantes da pressa.

Mas, honestamente, eu não estou a fim de consertar. Quando eu mudo um post, sempre dá problema. Então, como todo mundo sabe português, não tem problema.

Aguardo as opiniões. Abraço!

Unknown disse...

Parabéns primo! Mais uma vez estou vendo que a organização deste evento vai ser show!

trotes disse...

show d bola