Análise das equipes participantes

por Molinsky

Não gosto de sair expondo as pessoas que irão participar da Copa Santa Tereza, mas fui requisitado para dar um parecer sobre cada um com o intuito principal de deixar os estreantes mais por dentro do que os esperam. Até porque, com a exceção óbvia dos calouros, só deixei de jogar contra Gustavo (Portugal) e Idamar (Holanda) em partidas válidas pelo torneio. E mesmo assim, já joguei bastante com ambos.


De concreto, esta postagem é apenas uma análise com as minhas opiniões. Entre os competidores, eles mesmos sabem quem são os bichos-papões. E vamos ao que importa - ao lado das análises, segue meu histórico pessoal contra os participantes. É uma análise bem grande, mas não se pode reclamar de falta de detalhe.

Grupo A

Na minha opinião, o grupo "menos pegado". Isso não quer dizer que será menos disputado: não consigo ver alguém garantido na próxima fase (nem o Brasil, porque já cansei de ver zebras por aí).

- Diogo Evaristo
Pró O que tem mais chances de ficar em 1º no grupo e o atual vice-campeão. Monta a equipe ao seu estilo. E é o Brasil.
Contra Diogo não tem o videogame, jogou PES 2010 do Xbox apenas uma vez (não ganhou) e tem tido dificuldade pra vencer bem em outros jogos de outros videogames.
Histórico Joguei apenas uma vez contra ele, e foi na final de 2007. Foi um jogo tenso e cheio de estratégia. Venci.

- Henrique Horta
Pró Vice em 2006, meu primo Henrique, concentrado, vira problema pois é metódico e insiste no que dá certo. Pra edição de 4 anos atrás, ficou 2 semanas com o Nintedo 64 e voltou cheio de jogadinhas inovadoras (já ouviram falar do "chute-jornada"?).
Contra Não sei se já jogou PES 2010. Quando foi vice, treinou. E a Alemanha em si não é como a França ou a Espanha, sendo difícil manter um ritmo bom.
Histórico Joguei contra Henrique em 2006 e foi complicado. Tive que buscar o resultado toda hora e consegui empatar por 3 a 3. Dava pra ver que ele tinha treinado. E mesmo sabendo o que ele poderia fazer, não conseguia anular suas jogadas.

- Higor Pereira
Pró É novo no torneio, mas têm treinado bastante e conta com um ataque muito bom no seu time. Resta saber se ele estará num bom dia.
Contra Nos jogos em que o enfrentei, percebi que é afoito para sair com a bola e sempre um cara é expulso no seu time.

- Luiz Fernando
Pró Não é novato e, para mim, experiência conta. Franco atirador, pois seus resultados tiram qualquer pressão. Tem PES 2008 em casa e seu time tem muita (bota muita) força física.
Contra Sempre ficou em último sem marcar um gol sequer, dispersa facilmente e controla um time mais fraco tecnicamente se comparado aos outros do grupo. Não joga o PES 2008.
Histórico Joguei contra o Dinho uma das melhores partidas que já fiz. Coitado, não merecia. Mas eu estava babando pra ser campeão e queria garantir a vaga logo. Fiz gol que nunca tinha feito e nunca mais fiz.

Grupo B

Enquanto realizava o sorteio, mal pude prestar atenção na configuração dos grupos. Repassando o resultado, percebi que este era o mais difícil. MESMO. Com o tempo, assimilei que esse é, talvez, o grupo mais difícil que já vi. Até mais complicado do que o "da morte" de 2007, que tinha Rogério, Marcus Vinícius, o mesmo Gustavo (coitado) e Idamar. Isso porque o jogo a ser utilizado não é nenhuma novidade para ninguém. Paulo e sua Dinamarca levam vantagem no quesito surpresa. Alexandre é, para mim, o melhor jogador. E os outros eram os melhores representantes de seus potes. Estes últimos vêem com uma bagagem de decepções na Copa Santa Tereza, sendo 2010 uma chance de afirmação - o que garante bastante motivação. Não caiu nesse grupo? Se benza.

- Alexandre Morato
Pró Alexandre foi campeão da única edição que participou (2006) sem ter treinado. Foi o 1º a ter ganho do então bicampeão Rogério (tá no Grupo D) e o fez rindo dos nomes estranhos que os jogadores do próprio time tinham. E a Espanha é o melhor time.
Contra Nunca vi ter gosto por armar times. Mas me perguntou meio que desinteressado... http://i574.photobucket.com/albums/ss184/molinsky/sacou-1.gif?t=1270187554... sei... se a minha formação seria boa para a Espanha e tal...  Mas sei lá, vai que nos bastidores ele esteja escondendo algo? 
Histórico Achava que pegar Alexandre numa semifinal não era tão ruim quanto pegar o Rogério. Me ferrei. Não fiz quase nada: minhas principais jogadas foram anuladas facilmente e tomava um gol atrás do outro. Tem o meu maior respeito mesmo.

- Gustavo Ferreira
Pró Gustavo é, junto com o Alexandre, o cara mais habilidoso que eu já vi no videogame (de modo geral). Cristiano Ronaldo tem habilidade média de 95 pontos (Messi tem 87 e é o 2º melhor).
Contra Não sei.

- Luiz Henrique
Pró Vice em 98, Luizinho sabe montar equipes. Tem o jogo e o Xbox em casa. E ouvi por aí que tá dando aula de futebol, quer dizer, de Pro Evolution Soccer por aí...
Contra A seleção da Romênia é de 2º porte. Mesmo com Mutu e Chivu, vai ter dificuldades de fazer frente a Portugal e Espanha. Ou não.
Histórico Me goleou em 1998 e busquei a revanche em 2007. Ganhei, mas no sufoco. Mesmo sem conhecer muito o jogo, mostrou muita habilidade. Quem sabe minha verdadeira revanche será em 2010?

- Paulo Prudêncio
Incógnita. Nunca vi o Paulo jogar - um certo anonimato pode ser muito bom pra ele. Dinamarca é até boa, mas... Se eu pudesse, falaria pra ele chegar de mansinho e humilde pra não se decepcionar. E de preferência jogar simples e objetivamente. Mas acho que não passa porque, se ele for melhor do que o pessoal do grupo, é o virtual campeão.

Grupo C

Primeira vez como cabeça-de-chave, que emoção. E não vou ter moleza. Sem média mesmo. Acho apenas mais tranquilo do que o famigerado Grupo B (e quem passar do C, pega alguém do B). Não vejo a possibilidade de conseguir uma vitória fácil. Se ocorrer, será circunstancial.

- Rodrigo Molinsky (eu!)
Pró Uma auto-crítica? Sendo humilde, não sou extremamente habilidoso (estranho dizer isso, pois já me senti melhor), mas costumo ser bem eficiente naquilo que treino. Ora, é difícil ganhar de mim no International SS De Luxe do Super Nintendo, mesmo que eu jogue com o Marrocos. Se eu tiver um pouco mais de treino, chego longe na CST 2010. Ser o atual campeão não me deixa com peso algum, só me relaxa mais.
Contra Cheguei a ficar tenso demais num jogo. Isso atrapalhou. Levei 4 torneios para chegar em uma final, mesmo jogando bem. E se faltar inspiração...

- Idamar Azeredo
Pró Considero um grande estrategista. Sabe muito de futebol e é difícil ganhar de seus times desde a época do PlayStation One. Estreou em 2007 num grupo que era um rabo de foguete e nunca tinha jogado o game utilizado, então qualquer análise baseada naquele ano é injusta.
Contra Vai precisar treinar com a Holanda. E acho que nunca pegou num controle de Xbox 360.

- Bruno Carlos
Outra incógnita. Marcus Vinícius disse que é um jogador muito bom. A julgar pela Costa do Marfim, a defesa poderá ser o Calcanhar de Aquiles mesmo tendo Touré na zaga.

- Marcus Vinícius
Pró Já vi ele ganhar de um bicampeão numa estréia, buscar um empate num jogo de 8 gols contra um dos favoritos e vencer outras tantas partidas memoráveis.
Contra Já vi ele perder com o Brasil pro Alexandre que estava com a China e 4 jogadores expulsos. Ou seja, tem hora que o jogo parece ser um enigma: insiste no erro, toca mal a bola, dispersa... A falta de atenção pode ser um sério problema. E o excesso de faltas. Jogar sempre com 1 ou 2 a menos é difícil.
Histórico É clássico! Enfrentei duas vezes nos últimos dois campeonatos. Na primeira vez, joguei muito bem e venci fácil (acho que ele ainda estava se ajeitando na cadeira, tinha acabado de chegar). Na segunda, ele deu mais trabalho e só confirmei a vitória perto do fim do jogo. Estava concentrado desta vez.

Grupo D

Acho que muito desse grupo vai se definir da 1ª rodada e no jogo Inglaterra contra Argentina. Vitor costuma crescer na 3ª rodada, vencendo quem tem que vencer: o adversário direto pela vaga. Ou seja, ele pode perder para a Itália, mas se empatar... Quanto ao Rogério, ele passa.

- Rogério Rezende
Pró Desde sempre conta com o jogo e o videogame que é utilizado nas Copas ST. Em 2010 a história continua igual. E sempre com a Itália, time forte. Nunca deixou de chegar, ao menos, nas semifinais e sempre tem alguma carta na manga. Precisa dizer mais?
Contra Fica muito nervoso (no sentido "puto" da palavra) em alguns jogos, principalmente com juízes virtuais. E esse PES 2010 erra que é uma beleza... Além disso, já poupou adversários de uma goleada maior e isso não pode acontecer numa competição que conta o saldo de gols.
Histórico Uma das partidas que mais ficam na minha cabeça foi a única vez que enfrentei o Rogério valendo alguma coisa. E valia a liderança do torneio de 1999. Me concentrei muito, joguei o meu melhor e sai orgulhoso (e muito aliviado) do 0 a 0 que tinha arrancado - com direito a um pequeno sufoco imposto no fim do jogo. Foi o que menos vi errar numa partida. Queria muito enfrentá-lo novamente para desempatar aquele confronto.

- Vitor Horta
Pró Põe em prática da sua maneira o futebol "Marialva", irmã de Telê Santana que nos ensinou o sentido de coletividade. Ao menos tenta. Também costuma valorizar o controle de bola com um estilo mais cadenciado, o que irrita adversários. E se faz de desinteressado...
Contra Não é muito de jogar jogos de futebol. Às vezes fica muito fácil controlar seu jogo, pois pode ficar previsível. Precisa um pouco mais de gana, assim pode repetir a atuação de 2007 que o levou para o 4º lugar.
Histórico Não entendo o porquê, mas tenho um sério problema pra ganhar do Vitor se o jogo vale alguma coisa (até torneio entre nós e Henrique). Se bobear, nunca ganhei. Tomo gol do meio do campo, juiz erra (sim, um tal de Tanaka já deu um gol em que a bola bateu na trave e foi pro meio da área) e sou humilhado quando tem platéia. Numa das vezes, Vitor entrou com bola e tudo depois de todos os jogadores tocaram na bola, homenageando Marialva. Em 2006, perdi de 4 a 3 e segurei no sufoco um empate que me ajudou a ir para a final de 2007.

- Davi Brêtas
Pró Tá treinando pra caralho! O 'caralho' foi contundente? Há algum tempo, eu poderia dizer "é tranquilo, mas melhor evitar". O discurso mudou para "ixi". Super interessado, já sabe muitos segredinhos do jogo que podem fazer a diferença. Tá no caminho certo para fazer a Argentina passar da fase de grupos. Prefiro enfrentar alguém blasé a alguém empolgado como ele está.
Contra Ainda falta arrumar um pouco o time, que tem alguns buracos na defesa e alguns jogadores pouco confiáveis. E vejo Gustavo e Alexandre num nível mais avançado de habilidade.
Histórico Como diriam os comentaristas, jogou um futebol correto na minha estréia em 2007. Deu trabalho com seu vistoso Paraguai. Viu-se bem limitado pelo time, mas não fez feio de maneira alguma.

- Luciano
Incógnita, mas já sei que vai ter dificuldade. O time da Irlanda é certinho, mas falta um cara bom de verdade. Enfim, faltou opção de escolha para ele.

3 comentários:

Mol!nsky disse...

Tenho um comentário sobre o time do Davi: a Argentina bem montada dá pra ficar melhor que a Espanha. Que time!

Marcus Vinícius Evaristo disse...

Ótima análise, bem fiel,
pelo menos com os jogadores que conheço...
Gostei dos prós do Dinho hehehe experiência!

trotes disse...

brilhante analise continue assim molinsk nota 10