Momento retrô: Copa Santa Tereza 2007

Voltando com a tradição de ter um revival no ano pós-Copa, a CST voltou a ser disputada no dia 18 de março de 2007, desta vez com 12 participantes. O aumento de participantes ocorreu devido ao sucesso da edição anterior. Alunos de outras faculdades, como a UNI-BH, puderam participar, além de estender a possibilidade a alunos de todas as faixas etárias de outros colégios. As medalhas de Campeão e Vice-campeão foram remodeladas.

Os grupos foram sorteados com a presença dos participantes Rodrigo Molinsky e Luiz Fernando Freitas e transmitida para a web via programa Windows Live Messenger. Quem possuísse qualquer versão do MSN Messenger poderia acompanhar o sorteio ao vivo dentro de casa. As equipes foram divididas em 3 chaves. Itália, Holanda e Alemanha foram consideradas cabeças-de-chave devido ao desempenho destas mesmas na última edição.


Grupo A
Itália
França
Noruega
Croácia

Grupo B
Países Baixos
Espanha
Paraguai
Camarões

Grupo C
Alemanha
Argentina
Inglaterra
Brasil

Regulamento e estrutura
O regulamento da Copa não mudou muito para 2007. A diferença estava numa maior fiscalização devido ao aumento da estrutura. A possibilidade dos participantes de treinarem em suas próprias casas e salvarem sua estratégias fez com que todos os aparelhos utilizados passassem por uma análise minuciosa para evitar alterações de jogadores nas características técnicas do jogo.

Os participantes foram dividos em grupos de 4 seleções. Estas seleções se enfrentariam dentro do grupo e as duas melhores seguiriam na competição. As 6 seleções restantes, então, seriam divididas em grupos de 3 e realizariam um triangular semi-final para decidir quem chegaria à decisão. Ficou dividido assim:

Semi-final 1
Primeiro do Grupo A, Segundo do Grupo B, Primeiro do Grupo C
Semi-final 2
Segundo do Grupo A, Primeiro do Grupo B, Segundo do Grupo C

Não haveria disputa de terceiro lugar novamente. Com o aumento de número de jogos, desta vez ocorreriam até 3 jogos simultâneos por necessidade. Não haveria tempo para grandes mudanças táticas, mas todos puderam salvar suas alterações, se assim quisessem, previamente.

Premiação
O vencedor da Copa Santa Tereza ISS 2007 ganhou, em definitivo, uma medalha de ouro com as inscrições "Copa Sta Tereza 2007/Campeão". Na frente, uma figura representando Niké, deusa grega da vitória, segura um pergaminho com as inscrições "Honra ao Mérito", tradicionalmente presente em outras medalhas semelhantes. O vice-campeão também recebeu uma medalha, mas de prata, com as inscrições "Copa Sta Tereza 2007/Vice-campeão"

Curiosidades
- Foram realizadas 25 partidas e marcados 96 gols, tendo uma média de 3,84 gols por partida;
- Não haveria Gol de Ouro na decisão, se a partida fosse pra prorrogação;
- Não houve disputa de 3º lugar;
- Camarões foi bastante elogiada pela sua estrutura tática, um falso 4-3-3. A compactação e a movimentação dos jogadores permitia mudar para quatro formações diferentes, confundindo a marcação adversária;
- Rodrigo Molinsky chegou, pela primeira vez em 4 torneios disputados, em uma final. Ele controlou Marrocos e a Argentina nas edições anteriores, nunca controlando uma seleção européia. Junto com Rogério de Almeida Rezende, é o único que participou de todos os torneios;
- Se a final de 2006 foi marcante, a disputa pelas vagas no Grupo A de 2007 chamou a atenção. A vitória da seleção francesa logo na estréia demonstrou que haveria equilíbrio. A partida entre Itália e Croácia foi considerada a mais emocionante, fazendo o bicampeão Rogério Rezende levantar da cadeira pra comemorar e levantar a torcida presente, numa virada pouco vista na história dos torneios. Os dois últimos jogos da França marcou a superação do participante. No último jogo, a Noruega finalmente saiu na frente, mas cedeu o empate na final;
- Esta foi a 2ª edição com jogos simultâneos;
- O jogador que controlava a Alemanha não conseguiu utilizar a técnica do "chute jornada". Apesar de não ser proibida, irritava muitos concorrentes. A não-utilização, segundo o próprio participante, deve-se ao fato de que ele esqueceu depois que quase 1 ano se passou do seu vice-campeonato;
- O jogador que controlava a Inglaterra não era de correr com os jogadores, e isto permitia uma maior controle da bola. A posse de bola de sua equipe variava entre 60%-65% por jogo. Contra Camarões, seu método acarretou em uma expulsão de um jogador africano e por muito pouco não se classificou para a final;
- Antes do sorteio, cogitou-se a possibilidade de dar ao campeão um dos consoles utilizados pelo campeonato. A idéia não foi bem recebida por acreditar que isto acarretaria em conflitos, já que os consoles eram emprestados por comodato para a realização do torneio e para prévios treinamentos. Curiosamente, o vencedor era dono de dois dos Nintendos 64 utilizados.

Primeira Fase
Os resultados dos jogos definiram os semifinalistas e não faltaram surpresas. Na abertura, a Itália do bicampeão Rogério Rezende perdeu para a França de Marcus Vinícius que buscava melhores resultados do que aqueles apresentados no ano anterior.

Grupo A
Itália 2 - 3 França
Noruega 1 - 5 Croácia
Noruega 0 - 5 Itália
Croácia 4 - 4 França
Itália4 - 3 Croácia
França 2 - 2 Noruega

Grupo B
Países Baixos 0 - 0 Espanha

Paraguai 0 - 2 Camarões
Paraguai 0 - 1 Países Baixos
Camarões 10 - 0 Espanha*
Países Baixos 1 - 2 Camarões
Espanha 0 - 3 Paraguai
* Maior diferença de gols em uma partida na história do torneio

Grupo C
Alemanha 1 - 3 Argentina

Inglaterra 1 - 4 Brasil
Inglaterra 0 - 0 Alemanha
Brasil 2 - 1 Argentina
Alemanha 0 - 3 Brasil
Argentina 0 - 1 Inglaterra

Ao final dos jogos da primeira fase, os grupos ficaram assim:

Grupo A
Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
Itália
6
3
2
0
1
11
6
5
França
5
3
1
2
0
9
8
1
Croácia
4
3
1
1
1
12
9
3
Noruega
1
3
0
1
2
3
12
-9

Grupo B
Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
Camarões
9
3
3
0
0
14
1
13
Países Baixos
4
3
1
1
1
2
2
0
Paraguai
3
3
1
0
2
3
3
0
Espanha
1
3
0
1
2
0
13
-13

Grupo C
Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
Brasil
9
3
3
0
0
9
2
7
Inglaterra
4
3
1
1
1
2
4
-2
Argentina
3
3
1
0
2
4
4
0
Alemanha
1
3
0
1
2
1
6
-5


Semifinais '07
O novo formato previa um triangular como semifinal. Apesar de alguns participantes ficarem confusos, este método permitiu maior interação entre os classificados. Após a primeira fase, as chaves foram separadas da seguinte forma:

Semifinal 1
Itália
Países Baixos
Brasil

Semifinal 2
França
Camarões
Inglaterra

Apenas França, Camarões e Brasil iniciaram as semifinais invictos. Depois dos 3 jogos disputados entre si, o campeão de cada chave se classificava para a final.

Jogos das Semifinais:

Semifinal 1
Brasil 4 - 1 Países Baixos
Países Baixos 0 - 2 Itália
Itália 1 - 1 Brasil

Semifinal 2
França 3 - 3 Inglaterra
Inglaterra 1 - 1 Camarões
Camarões 4 - 1 França

Com os resultados, as chaves ficaram assim:

Semifinal 1
Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
Brasil
4
2
1
1
0
5
2
3
Itália
4
2
1
1
0
3
1
2
Países Baixos
0
2
0
0
2
1
6
-5

Semifinal 2
Time
Pts
J
V
E
D
GF
GC
SG
Camarões
4
2
1
1
0
5
2
3
Inglaterra
2
2
0
2
0
4
4
0
França
1
2
0
1
1
4
7
-3

O Brasil desbancou a Itália na semifinal no saldo de gols, surpreendendo todos e causando a decepção italiana pela, fora da final pela segunda vez seguida; Camarões marcava a estréia de Rodrigo Molinsky numa decisão depois de participar de todos os torneios. Esta também seria a primeira final disputada entre equipes não-européias.

Final de '07
Depois de um exaustivo dia, os dois estreantes em finais jogaram uma decisão novamente bastante estudada. Controlada por um aluno de Educação Física da UNI-BH, a seleção brasileira saiu na frente depois de um erro na saída de bola da seleção africana. Mas Molinsky demonstrou uma calma diferente de outros campeonatos e venceu a partida por 3 a 1. A opinião daqueles que acompanharam a partida foi de que Camarões atuou consciente taticamente e trabalhou as jogadas no seu ritmo. Jogando pelos lados, Molinsky levou a sua seleção à virada e deu o golpe de misericórdia em um contra-ataque, vencendo o torneio que buscava desde 1998.

18 de Março, 2007 - 20:00
1–3
Estádio da Europa(Euro Center Stadium),
Árbitro: Heinz ( Alemanha)

Vencedor da Copa Santa Tereza ISS 2007
Camarões
1º Título

0 comentários: